terça-feira, 28 de agosto de 2012

4 meses

No dia 25 de Agosto meu bebê completou 4 meses \0/
cada dia mais crescendo, aprendendo cada coisa, está enorme e gordinho também.
Meu amor da minha vida, meu tesouro mais que precioso.
Pedro está tão durinho, quase sentando, fico todos os dia incentivando ele e cá para nós ele gosta de ficar sentada, acho que dar para ver melhor as coisas.

O que um bebê de quatro meses consegue fazer?

Agora ele começa a demostrar sua força nos braços e pescoço além de descobrir que possui dedos nas mãos.


Com quatro meses o bebê já está bem mais durinho. Quando de bruços, consegue levantar não só a cabeça, mas também os ombros, apoiando nos braços. Quando sentado com um apoio, consegue manter-se por alguns segundinhos.

Eles descobrem a função e os movimentos dos dedos e ficam encantados. É hora de colocar os dedos na boca, chupar, segurar as coisas, observar os movimentos dos dedos.
Sua visão já está bem próxima da do adulto e ele consegue distinguir duas cores. Sua memória dura de 5 a 7 segundos, e assim, ele se diverte com brincadeiras repetitivas.
O bebê mostra a evolução da sua inteligência e socialização a cada dia: reage à chamada do seu nome virando a cabeça, demonstra preferência por um brinquedo, para de chorar quando vê a mamadeira ou o peito, tosse para chamar a atenção.
Sua vocalização está cada vez mais rica e já se pode admitir o início da linguagem. Ele se expressa com sílabas e gritos fortes e adora ouvir os próprios barulhos. Nessa etapa surge a gargalhada.
Conforme o site, meu bebê já faz tudo isto, inclusive a falsa tosse para chamar atenção, acho tão lindo ele colocar os pés na boca.

Como estimular o bebê de quatro meses?

Pronto, ele descobriu que a vida é uma brincadeira. Tudo para ele é motivo de alegria.

Mamar, tomar banho, passear, trocar a fralda, tudo é divertido para o bebê de 4 meses. Ele encara todas as atividades como se fossem brincadeiras. O horário que o bebê está mais disposto para brincar é no período da tarde, normalmente entre 3 e 6 horas.
O bebê começa a reagir fortemente aos estímulos. Consegue se acalmar ouvindo uma música suave e quando provocado com gestos e brincadeiras, fica excitado e com a respiração acelerada.
Um bom teste para perceber sua reação é se debruçar no berço e provocá-lo com gestos, caretas, objetos e sumir de repente. Ele irá desaprovar a interrupção da brincadeira fazendo bicos, gritando ou até chorando.
Eles não querem mais ficar na cama o tempo inteiro. É hora de colocá-lo no bebê conforto para observar o ambiente. Ofereça objetos interessantes que emitam sons para que ele possa segurar ou tocar.
Uma boa dica é instalar tapetes emborrachados no quarto do bebê e deixá-lo brincar à vontade no chão. Esses tapetes são próprios para os bebês e são facilmente montados e desmontados, como um quebra cabeça. O ideal é colocar o bebê de bruços durante alguns minutos para que ele faça o exercício de sustentar a cabeça se apoiando nos braços.
Outro brinquedo interessante são os tapetes divertidos, onde o bebê fica deitado de barriga para cima e consegue tocar com o pé e com a mão brinquedinhos que ficam pendurados.
Esse é o momento certo de estabelecer uma boa relação de respeito e educação entre mãe e filho. A mãe deve impor as regras, mas sempre respeitando a individualidade e a personalidade do bebê. É preciso observar para conhecer o bebê e agir conforme o seu ritmo. Alguns são rápidos outros lentos para comer, alguns precisam mais outros menos horas de sono, alguns gostam de brincadeiras mais agitadas, outros cansam rápido de brincar.

Estas fotos foi tiradas no dia 26/08, indo passear no jardim zoológico








2 comentários:

Camila Sabino disse...

Owntt que lidãoo ele está enorme adelaine. Vc vai ver quando ele começar a sentar de vez da um grande descanso para nós mamães. Parabens bb

Unknown disse...

já estou doida que isto aconteça amiga.

Postar um comentário